Asfalto esburacado | Saiba os motivos que ocasiona esse problema

por | abr 15, 2021

Entenda porque temos tantos problemas com asfalto esburacado

Uma das principais reclamações da população quando falamos em infraestrutura urbana no Brasil é sobre a condição do asfalto das ruas e estradas.

É notável os inúmeros problemas com asfalto esburacado ou irregular, e o quanto isso prejudica o dia a dia dos motoristas, além de aumentar o risco de acidentes.

Na teoria, a pavimentação deveria durar em média de 8 a 12 anos. Entretanto, é comum ver problemas em meses após a conclusão da obra.

Existem diversas causas para o asfalto esburacado, como projetos mal executados, concreto betuminoso de má qualidade, e falta de planejamento para combinar a tecnologia usada com as condições climáticas, fazendo com ele não resista a chuvas, por exemplo.

Para entender os principais motivos do problema de asfalto esburacado, vamos ver como esse tipo de pavimentação é feito em uma usina de asfalto em Cariacica – ES.

Como é feita a pavimentação asfáltica?

A pavimentação asfáltica exige um detalhado projeto, para que o resultado final seja duradouro e evite o problema de asfalto esburacado. Esse serviço é realizado em algumas etapas, que consiste na criação de camadas.

Primeiramente, é feito um planejamento para saber detalhes como as propriedades do terreno e solo, volume de tráfego, linhas de serviço público, esgoto e drenagem.

Em seguida é feita uma análise do subleito, isto é, na estrada onde o asfalto será implementado, além de serviços de terraplanagem.

Depois é feita a camada de sub-base, que é um reforço para a base que virá a seguir, e a base, que serve para resistir aos esforços dos veículos, e serve para distribuí-lo para as outras camadas.

E por fim, é incluída a camada do leito, ou o revestimento de concreto betuminoso, feita com o CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente).

O concreto betuminoso é uma mistura produzida em usinas de asfalto, composta por agregado graduado e cimento asfáltico aplicada e compactada a quente, produzida a altas temperaturas, e incorporado a um conglomerado de agregados, que serve para dar mais resistência e durabilidade.

Quando esse serviço é feito da forma correta, os problemas com asfalto esburacado são muito menores.

Quais os motivos para o asfalto esburacado?

A pavimentação asfáltica é um serviço importante para a estrutura das ruas das cidades e das vias, por isso deve ser feito de forma cautelosa. Mas então por que ocorre o asfalto esburacado?

Sabemos que o asfalto é feito para durar e resistir por muito mais tempo a qualquer interferência. De modo geral, o problema reside na falta de planejamento, má execução e falta de manutenção.

Geralmente, o problema de asfalto esburacado acontece por causa das ações climáticas e trafego intenso com o passar do tempo.

A interferência de chuva no asfalto acaba sendo um problema quando a vedação das camadas não foi feita de forma correta. A água penetra no subleito e começa a enfraquecer toda a estrutura do piso, especialmente depois que o asfalto esquenta. Isso acaba gerando pequenas trincas, até formar o asfalto esburacado.

Além disso, ainda existe a passagem constante dos veículos na superfície. Se o local não foi bem estruturado em suas camadas, ele não consegue suportar a pressão dos carros, comprometendo a superfície e gerando o asfalto esburacado.

Outro problema que causa asfalto esburacado é a falta de drenagem nas vias, ou seja, não tem para onde a água escorrer e isso danifica a superfície com o passar do tempo.

Mais um motivo é a qualidade do concreto betuminoso usado na pavimentação. É preciso que seja um produto de qualidade, resistente, estável e flexível, e que seja compatível com o tipo de trafego recomendado para aquele local.

De modo geral, os principais problemas de asfalto esburacado são relacionados a falta de planejamento e má execução da estrutura, desde as camadas de base, até a superfície. Com o passar do tempo, esse pavimento acaba sendo afetado e não dura como deveria.

Além disso, a manutenção é muito importante. Mesmo que o asfalto seja feito com qualidade e cautela, ele ainda irá precisar de cuidados em alguns anos. Por isso é necessário que se invista na manutenção e em obras bem feitas de recapeamento, garantindo assim ruas e rodovias de qualidade, evitando prejuízos para quem trafega nelas e inclusive acidentes.

A usina de asfalto em Cariacica – ES realiza o serviço de usinagem de asfalto de forma competente e especializada. O concreto betuminoso produzido passa por testes de qualidade e é feito seguindo todas as exigências, para proporcionar uma pavimentação durável e resistente.

Outras Postagens

RAPIDPAV: Saiba o que Pode ser Feito com o Asfalto Ensacado

RAPIDPAV: Saiba o que Pode ser Feito com o Asfalto Ensacado

Bem-vindo ao inovador mundo da pavimentação com a RAPIDPAV, a sua principal usina de asfalto em Cariacica. Comprometida em redefinir os padrões de projetos de asfaltamento, a RAPIDPAV é reconhecida por sua inovação, eficiência e sustentabilidade.  Nosso produto...

ler mais
Usos do CBUQ X Asfalto Ensacado: Indicações

Usos do CBUQ X Asfalto Ensacado: Indicações

Usos do CBUQ X Asfalto Ensacado: Indicações Ao considerar os diferentes tipos de pavimentação disponíveis, surgem frequentemente questões sobre as melhores opções para diferentes contextos e necessidades. O Concreto Betuminoso Usinado a Quente (Asfalto CBUQ) e o...

ler mais