Asfalto para estacionamentos | Saiba qual tipo ideal escolher

por | fev 22, 2021

Por que pavimentar o estacionamento com asfalto

As áreas de estacionamento requerem um revestimento no solo de alta qualidade, funcionalidade e rigidez, para um bom trafego dos veículos. Por isso, é imprescindível escolher o tipo de asfalto para estacionamento ideal, que ofereça conforto e segurança.

Existem diversos tipos de pavimentos para este fim, como os de concreto e os pavers. Mas um dos mais utilizados é o asfalto ensacado, por possuir características que favorecem esse local. O asfalto para estacionamento serve para qualquer tipo de trafego, de veículos leves ou pesados, em áreas comerciais, industriais, residenciais etc.

Esse pavimento é muito requisitado em qualquer área por suas inúmeras vantagens. Além da rapidez na colocação e da resistência, o asfalto para estacionamento ajuda a preservar os veículos que transitam no local, inclusive por que não gruda nos pneus. É um material que promove mais segurança para os motoristas, especialmente em dias de chuva.

Outro benefício é a valorização do espaço. O asfalto para estacionamento deixa o ambiente mais limpo e conservado, com um acabamento uniforme, propiciando um excelente visual, combinado com a funcionalidade.

(H2) QUAIS AS VANTAGENS DO ASFALTO PARA ESTACIONAMENTO?

A escolha mais comum, e provavelmente a melhor opção para pavimentar diversas obras, é o asfalto, especialmente quando falamos em asfalto para estacionamento.

Normalmente, encontra-se muito em estacionamentos revestimentos de pedriscos. Esse tipo de material é comum, mas está longe de ser a melhor opção para pavimentar esse local. Os pedriscos ficam soltos no chão, permitem a acumulação de água e causam muita sujeira e poeira com o trânsito dos veículos.

Existem outros tipos de pavimentação, como o concreto por exemplo, que apesar de ser rígido, possui a enorme desvantagem de ter baixíssima flexibilidade e ser suscetível a quebras e fissuras, além de seu custo inicial ser elevado. Por isso, o asfalto para estacionamento acaba sendo a escolha mais inteligente, por ser um material próprio para o tráfego dos carros e possuir inúmeras vantagens, inclusive, eliminando os problemas citados anteriormente

Como o estacionamento é uma área de bastante trafego, onde veículos entram e saem a todo momento, o asfalto permite uma melhor resistência as movimentações por ser muito flexível e oferecer resistência térmica. Outra vantagem do asfalto para estacionamento é a durabilidade e a possibilidade de reparos pontuais, caso haja algum dano. Além disso, é uma superfície impermeável, portanto, deve-se lembrar de fazer os procedimentos corretos de escoamento e drenagem de água, para evitar alagamentos em dias chuvosos.

O asfalto para estacionamento é indicado para qualquer obra, mas é preciso observar o tipo que se escolhe. Existem áreas que comportam mais um tipo que outro, por isso é preciso entender quais os tipos de asfalto para estacionamento para fazer a pavimentação, considerando suas vantagens e usabilidade no espaço.

Tipos de asfalto para estacionamento

Existem dois tipos de asfalto encontrados em uma usina de asfalto em Cariacica – ES que são indicados para pavimentar estacionamentos: o asfalto CBUQ e o asfalto ensacado

  • Asfalto CBUQ

O asfalto CBUQ é um tipo de material mais utilizado em vias urbanas e estradas. Trata-se de uma mistura de compostos graduados e um ligante de cimento asfáltico de petróleo, que é compactado a altas temperaturas, a fim de incorporar as substâncias.

Depois disso, a massa é lançada no local da pavimentação com a ajuda de máquinas, que fazem a aplicação, nivelamento e compactação desse material. Pode ser mais vantajoso aplicar o asfalto CBUQ em áreas de estacionamentos maiores, pois ele necessita de preparação mais complexa e utiliza de máquinas grandes, o que também amplia o custo-benefício.

As vantagens desse tipo de asfalto para estacionamento é a alta resistência às movimentações dos veículos, resistência a atrito e fricção, além da impermeabilidade que ele proporciona.

  • Asfalto ensacado

O asfalto ensacado é uma opção de asfalto para estacionamento mais rápida que, diferente do CBUQ, pode ser assentado através da passagem dos próprios veículos. É muito durável, resistente e pode ser armazenado por até 12 meses em local coberto e sem umidade.

É aplicado a frio, não precisa de maquinas para pavimentação nem mão de obra especializada. Ou seja, o asfalto ensacado acaba sendo tenho um maior custo benefício. Dentre as vantagens desse tipo de asfalto para estacionamento podemos ressaltar:

  • Não adere aos pneus dos veículos;
  • Fácil aplicação;
  • É uma opção sustentável;
  • Não necessita preparação do solo para sua aplicação;
  • Possui alta impermeabilidade;
  • A liberação do estacionamento é feita imediatamente após a aplicação
  • Produto de fácil manuseio e alto rendimento

Tanto o asfalto CBUQ, quanto o asfalto ensacado são perfeitos para pavimentação de estacionamentos. O asfalto ensacado acaba tendo algumas vantagens a mais, especialmente em relação a facilidade de aplicação, custo e rapidez na utilização, pois não é necessário aguardar para liberar o local, a compactação é feita pelos próprios veículos.

A Vila Betume é uma usina de asfalto em Cariacica – ES que oferece os melhores materiais para asfalto para estacionamento com a maior tecnologia e qualidade do mercado.

Outras Postagens

Trincas no Asfalto: Quais as Causas e Como Corrigir?

Trincas no Asfalto: Quais as Causas e Como Corrigir?

Motivos de o Asfalto Ficar com Trincas A presença de trincas no asfalto é um dos desafios recorrentes enfrentados na manutenção das vias pavimentadas. Essas fissuras lineares são mais do que meramente um problema estético; elas comprometem a integridade estrutural da...

ler mais
Falhas na Pavimentação Asfáltica Que Podem Causar Problemas

Falhas na Pavimentação Asfáltica Que Podem Causar Problemas

Causas das Falhas na Pavimentação Asfáltica  As falhas na pavimentação asfáltica são o resultado de uma série de fatores complexos que podem comprometer a integridade e a durabilidade das estradas. Uma das causas principais está ligada à qualidade dos materiais...

ler mais