Como funciona e quais as vantagens da emulsão asfáltica?

por | jul 6, 2022

A Impermeabilização Correta do Asfalto Garante que Não haverá Ataque da Umidade ou Danos Causados por Infiltrações nos Elementos Estruturais. A Emulsão Asfáltica é Utilizada Antes da Aplicação do Asfalto Ensacado e Garante que o Processo de Reparação seja Mais Eficiente sem Demandar Grandes Recursos Financeiros ou de Mão de Obra.


O Que é a Emulsão Asfáltica?


A Emulsão Asfáltica é uma mistura de partículas de cimento e petróleo, água e agentes dispersantes, já que naturalmente água e petróleo não se misturam. 

A sua aplicação é feita a frio, o que garante que ela seja moldada no local da aplicação. Sendo assim, há a garantia da impermeabilização completa da área desejada. A Emulsão Asfáltica é utilizada antes da aplicação do asfalto ensacado, ou seja, ela é parte do processo de reparação. 

A Emulsão Asfáltica passa a ser então uma ótima opção para empreiteiras e construtoras que já utilizam o Asfalto Ensacado e também para empresas que possuam áreas como estacionamentos e pátios e que, por conta disso, precisem realizar a manutenção do asfalto de forma mais rápida e econômica. Pensando ainda nessas empresas, as vantagens abrangem também o armazenamento desse produto que pode ser feito de forma prática e segura. 

A Emulsão Asfáltica da Vila Betume, assim como o nosso Asfalto Ensacado, pode ser armazenada por 1 ano sem perder a qualidade. Eles são compactados em sacos de 25 kg prontos para uso, o que garante que o armazenamento também não ocupe grandes espaços. Só é necessário um local fresco e livre de umidade. 


Como Comprar com Segurança?


Quando pensamos na compra tanto do Asfalto Ensacado, quanto da Emulsão Asfáltica é importante que a qualidade de ambos seja satisfatória, já que o trabalho de reparo é realizado em conjunto por esses produtos. 


A Emulsão Asfáltica deve ter uma consistência líquida para cremosa e uma coloração amarronzada. Na sua composição, os elementos bases devem seguir um padrão de qualidade. A matéria-prima deve ser de boa procedência, ser desenvolvida a partir de tecnologia eficaz e seguir todas as normas e diretrizes técnicas do segmento. 


Para ter certeza de que o produto que você está adquirindo segue um padrão eficiente, também é possível observar a rentabilidade dele. A Emulsão Asfáltica da Vila Betume, por exemplo, garante com um saco de 25 kg a impermeabilização de 1 metro quadrado para cada centímetro de espessura. 


Quais as Vantagens da Emulsão Asfáltica?


A principal vantagem da Emulsão Asfáltica e do uso dela combinado com o Asfalto Ensacado é que a aplicação é feita a frio. Essa funcionalidade oferece uma economia nos aparelhos envolvidos no reparo, na mão de obra contratada para a realização do serviço e também no custo do procedimento. 


É um material ecologicamente correto, pois no processo de aplicação da Emulsão Asfáltica e também do Asfalto Ensacado não há aquecimento, evitando assim a dispersão de gases poluentes. Os próprios materiais que compõem a base desses produtos por serem de boa procedência garantem a não contaminação do solo na área reparada. Dessa forma, o manuseio do produto também é feito com maior segurança, evitando assim acidentes para quem estiver realizando o reparo. 


Como já citamos, é no processo que ocorre o molde da emulsão. Por isso que ela garante que você poderá utilizá-la no espaço em que desejar, sem a necessidade de preparação prévia do local, podendo ser utilizada, inclusive, em locais com poças de água. 


A Emulsão Asfáltica também apresenta vantagens com relação a plasticidade e maior aderência no local de aplicação e também com relação ao armazenamento, como citamos anteriormente. 


Villa Betume – Usina de Asfalto em Cariacica, Espírito Santo


Na hora de adquirir a sua Emulsão Asfáltica e o seu Asfalto Ensacado, escolha uma empresa que entenda todas essas vantagens e valorize cada uma delas. A Vila Betume trabalha com qualidade e segurança, seguindo todas as normas e diretrizes vigentes, buscando sempre o melhor para seus funcionários, clientes e assim, oferecendo os melhores produtos do mercado. 


Nossa preocupação está desde a matéria prima retirada do meio ambiente de forma correta, até a fabricação, ensacamento dos nossos produtos e distribuição para você, nosso cliente. 


Nosso objetivo é que os reparos na sua área de asfalto sejam realizados de forma prática e econômica, mas sem perder o padrão de qualidade e segurança tão necessários. 


A Vila Betume é uma usina de asfalto localizada em Cariacica, Espírito Santo. Estamos em funcionamento desde 2015 e contamos com um parque industrial moderno e flexível com duas usinas de produção asfáltica de 60 e 90 toneladas por hora, com pátio de agregados coberto e balança rodoviária. 


Nossa estrutura atende a todas as normas e licenças para a produção do concreto betuminoso usinado e possuímos um laboratório próprio que nos permite analisar todas as amostras e passar, para os nossos clientes, os resultados que obtivemos de forma clara e com rapidez. 


Estamos localizados dentro de um Centro de Tratamento de Resíduos, onde praticamos a destinação correta, desenvolvendo misturas com agregados reciclados e nossa matriz energética é extensamente de combustíveis reciclados, mostrando assim nossa preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade. 


Entre em contato e receba um orçamento personalizado da Vila Betume. 




Outras Postagens

Trincas no Asfalto: Quais as Causas e Como Corrigir?

Trincas no Asfalto: Quais as Causas e Como Corrigir?

Motivos de o Asfalto Ficar com Trincas A presença de trincas no asfalto é um dos desafios recorrentes enfrentados na manutenção das vias pavimentadas. Essas fissuras lineares são mais do que meramente um problema estético; elas comprometem a integridade estrutural da...

ler mais
Falhas na Pavimentação Asfáltica Que Podem Causar Problemas

Falhas na Pavimentação Asfáltica Que Podem Causar Problemas

Causas das Falhas na Pavimentação Asfáltica  As falhas na pavimentação asfáltica são o resultado de uma série de fatores complexos que podem comprometer a integridade e a durabilidade das estradas. Uma das causas principais está ligada à qualidade dos materiais...

ler mais