HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DO ASFALTO
Com o desenvolvimento do homem e a necessidade de expandir o território, as estradas foram sendo criadas para deixar a superfície mais regular e livre de poeiras. Os egípcios, na Antiguidade, foram os pioneiros a criar as ligações entre locais. Para tanto, eles criaram rotas para facilitar e realizar os serviços religiosos e festivos.
Em seguida, os romanos foram os primeiros povos que aperfeiçoaram essa técnica de asfalto, criando o que chamamos, hoje, de pavimentação. A história do asfalto romano ficou marcada, e uma das primeiras vias desenvolvidas foi a Via Appia Antica, construída em 312 a.C, que tinha o objetivo de estabelecer a ligação entre a sede romana e as províncias orientais.
Com o passar dos anos, surgiu a necessidade de expandir os territórios para interligar as cidades e os portos a fim de realizar operações agrícolas. Desse modo, a pavimentação foi se aprimorando. A princípio, a técnica dos romanos era construída por:
- Terreno natural, escavado até encontrar um material consistente;
- Statumen, lastro de pedras que ajuda a melhorar a condição de apoio cerca de 30 a 60 centímetros;
- Pedras fragmentadas, pedaços de ferro aglomerados com cal, areia, argila e cinza vulcânica, cerca de 25 a 30 centímetros;
- Pedras miúdas que funcionavam para impermeabilizar o pavimento, em torno de 30 a 50 centímetros;
- Rochas basálticas justapostas.
O uso dessa técnica de asfalto romano se estendeu por um bom tempo, até o século XVIII. Em 1770, mais precisamente, o engenheiro Pier-Maria Jerolame Trésaguet criou novos critérios de pavimentação. Conforme foram surgindo esses novos critérios, a necessidade de aprimoração fez as técnicas evoluírem.
Em 1820, o Engenheiro escocês John Loudon Mac-Adam criou uma nova maneira de desenvolver a pavimentação. Em suas anotações, ele mencionava que era preciso uniformizar o terreno com pedras cravadas e, em seguida, não era necessário utilizar a camada granular para o confinamento, o que permitiria, assim, o escoamento da água.
As pedras tinham uma dimensão entre 40mm e 50mm, e eram espalhadas em camadas sobrepostas, de espessura crescente.
Por volta de 1870, foi construído o primeiro asfalto de revestimento betuminoso, nos Estados Unidos da América. Daí em diante, o conceito de asfalto e os materiais utilizados foram se aperfeiçoando para conseguir resultados satisfatórios.
ASFALTO FRIO l SAIBA POR QUÊ ESSA É A MELHOR ESCOLHA
Cada vez mais, as ruas e as rodovias estão esburacadas. Essa questão se tornou um problema preocupante, pois, além de causar sérios acidentes, os buracos também danificam as rotas e atrapalham os veículos.
O asfalto, então, apresenta um valor imensurável no funcionamento da nossa sociedade e, consequentemente, tornou-se urgente dispor de empresas, como a Vila Betume, usina de asfalto no Espírito Santo, que tem a missão de oferecer uma melhor qualidade quando o assunto é asfalto.
Mas você já ouviu falar no mais novo tipo de pavimentação, que é o asfalto frio? Ele é muito utilizado nos Estados Unidos e nos países da Europa para reparar estradas e ruas esburacadas. No Brasil, esse tipo de asfalto vem sendo utilizado como uma alternativa rápida e prática.
O asfalto frio é uma solução econômica e muito eficiente para reparar os buracos e os problemas de revestimento de maneira rápida. Ao aderir à pavimentação com asfalto frio, você investirá em praticidade, uma vez que ele já vem completamente pronto para uso, ou seja, não necessita de uma preparação prévia.
O asfalto frio também é impermeável, porque a sua composição não permite que a água se misture ao asfalto em si. Desse modo, não há comprometimento da aplicação do material. Ele, além disso, é comprovadamente seguro, devido ao fato de a composição não afetar a saúde do aplicador.
Outro ponto que favorece o uso de asfalto frio é a sua aderência, ou seja, uma vez aplicado, ele começa a aderir ao material e não se solta. O asfalto frio também é um muito benéfico por realizar o processo de revestimento de maneira ágil e eficiente.
Portanto, o uso de asfalto frio se tornou, hoje em dia, a melhor opção. Essa possibilidade é uma revolução para reparos rápidos e eficientes em termos de qualidade e custo-benefício.
Usina de asfalto no Espírito Santo
Agora que você conhece a história do asfalto, entende as suas vantagens para a humanidade e, principalmente, sabe como a aplicação do asfalto frio é prática, não perca mais tempo.
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