operacoes-tapa-buraco

Operações Tapa-Buraco | Qual a Importância Para a População?

por | nov 15, 2022

O Que é Operação Tapa-Buraco?

As ruas, vias e rodovias são de suma importância para a rotina das cidades, já que, por meio delas, as pessoas se locomovem, além disso, corre o transporte de cargas, como alimentos e medicação, por exemplo.

Sendo assim, uma medida pública essencial é a operação tapa-buraco, que serve para nivelar a pavimentação asfáltica e fechar crateras advindas de colisões, desgaste ou, até mesmo, chuvas.  Ao mesmo tempo, essa operação não pode ser demasiadamente longa, para não prejudicar o andamento da via e prejudicar o fluxo de carros.

A operação tapa-buraco é uma medida corretiva que deve compor toda e qualquer gestão de obras públicas, sendo atribuída às Secretarias de Infraestrutura dos governos municipais e estaduais. Mais do que uma questão estética, rever a pavimentação asfáltica e fazer a manutenção necessária é uma medida de segurança populacional, uma vez que evita acidentes.

Em contrapartida, esse procedimento é muitas vezes custoso, seja por conta do alto índice de buracos que surgem nas ruas, seja por conta do preço da massa asfáltica, que é um material de valor comumente alto. 

Hoje, a Vila Betume Usina de Asfalto explicará a importância das operações tapa-buraco e mostrará uma alternativa mais vantajosa para esse procedimento de pavimentação asfáltica.

Acompanhe!

Por Que a Operação Tapa-Buraco é Importante?

A operação tapa-buraco pode ser estratégica ou emergencial. No primeiro caso, é feito um mapeamento antes para identificar os pontos precários e, a partir daí, os funcionários da prefeitura se deslocam até ele para fazer a nova pavimentação asfáltica.

No segundo caso, a operação tapa-buraco visa remediar crateras que surgem nas vias urbanas em decorrência de veículos extra-pesados que danificam o asfalto ou de chuvas, por exemplo, já que estas resultam em buracos nas ruas e rodovias.

Ao mesmo tempo, a operação tapa-buraco precisa ser rápida para que, logo, o fluxo seja liberado aos motoristas e pedestres. A importância primordial desse tipo de serviço é, primeiro, manter a qualidade da pavimentação asfáltica para que a infraestrutura urbana esteja em ordem.

A segunda importância refere-se à qualidade das vias. Isso porque o asfalto, quando está esburacado, apresenta muitos desníveis que podem ocasionar acidentes entre veículos, derrapadas, prejuízos ao automóvel, entre outros transtornos.

Consequentemente, sem a operação tapa-buraco, os motoristas ficam com sua vida em risco, por conta da suscetibilidade a se envolver em colisões. Os próprios pedestres, inclusive, podem se acidentar ao tropeçar ou cair em um desses buracos.

pavimentacao-asfaltaica

Por isso, realizar esse procedimento de pavimentação asfáltica é propiciar aos cidadãos o direito de ir e vir e o direito à mobilidade urbana, que, inclusive, é uma premissa legal, de acordo com a Constituição de 1988.

Entretanto, muitas vezes a pavimentação asfáltica é deixada de lado nas medidas públicas, o que pode resultar em todos os transtornos citados anteriormente. A alegação de muitos secretários de infraestrutura e obras urbanas é que a massa asfáltica é cara e a operação tapa-buraco não pode ser feita com regularidade por falta de verbas.

Para isso, existe hoje no mercado uma opção mais viável em termos de preço e com melhor qualidade: o RAPIDPAV, oferecido pela Vile Betume Usina de Asfalto. Conheça!

O RAPIDPAV é Ideal para Operação Tapa-Buraco

O Rapidpav é um tipo de asfalto ensacado estocável ideal para pavimentação asfáltica em operação tapa-buraco. Ele serve para operações de reparos emergenciais, operação tapa-buraco, entre outros serviços urgentes.

rapidpav-vila-betume

Trata-se de um tipo de concreto asfáltico não emulsionado, por não conter água, composto de agregados pétreos de granulometria específica com ausência de alcatrão de hulha, pré-misturado a quente para aplicação a frio.

Por sua eficácia e rapidez na aplicação, o asfalto ensacado permite que a área reparada seja liberada ao tráfego imediatamente. Com o Rapidpav, o assentamento e a compactação da massa asfáltica fria se dão com o próprio peso dos veículos passantes, sem que resíduos de material seja arrastados pelos pneus.

O produto tem um alto padrão de qualidade e, por esse motivo, é durável e extremamente resistente, com estocagem garantida de até 12 meses, desde que armazenado em local coberto e sem umidade. O asfalto ensacado é acondicionado em sacos de 25Kg.

O Rapidpav é fabricado com concreto betuminoso usinado a quente. Sua aplicação não requer equipamentos e máquinas para a pavimentação, nem mesmo mão de obra especializada. Isso reduz os custos de trabalho e, além disso, possibilita a liberação da área de circulação em um curto período de tempo após a aplicação do material asfáltico.

Para a pavimentação asfáltica em operação tapa-buraco, esse tipo de asfalto frio ensacado é um dos melhores materiais disponíveis no mercado. O Rapidpav foi desenvolvido com produtos de primeira linha, o que permite que seja aplicado nos mais diversos tipos de superfícies, mesmo em buracos com água. 

Seus benefícios vão além do preço e englobam também: fácil aplicação, não aderência em pneus e calçados, produto ecológico, sem necessidade de preparação prévia, resistência à água, menor tempo de cura, fácil manuseio e alto rendimento.

Aqui na Vila Betume Usina de Asfalto, nós vendemos o Rapidpav!

Adquira o Rapidpav com a Vila Betume Usina de Asfalto

asfalto-ensacado-no-espirito-santo

Como você pôde notar, toda e qualquer operação tapa-buraco é essencial para manter a pavimentação asfáltica de acordo com as exigências de segurança para as vias urbanas. Assim, é possível evitar acidentes, como colisões entre veículos, e quedas de pedestres.

Ao mesmo tempo, é importante atrelar as medidas emergenciais às medidas estratégicas e regulares, a fim de propiciar melhor qualidade das vias e evitar transtornos. Para isso, o Rapidpav é a escolha certa.

Com o melhor custo-benefício do mercado, esse tipo de asfalto ensacado possui rápida aplicação e é mais resistente. Além disso, ele é menos poluente se comparado às massas asfálticas tradicionais. Igualmente, o Rapidpav permite liberação rápida do local e atua na prevenção ao surgimento de novos buracos.

A Vila Betume Usina de Asfalto disponibiliza o Rapidpav como um dos principais materiais no seu mix de produtos. Vendemos sacos de 25 kg e conseguimos atender a grandes demandas. Como nosso foco é oferecer o melhor em pavimentação asfáltica, temos uma imensa preocupação com a qualidade dos nossos materiais.

Por isso, o Rapidpav é um tipo de asfalto ensacado que pode ser usado sem medo. Para solicitar um orçamento, acesse o nosso site! Além disso, você pode ser um revendedor de Rapidpav de qualquer lugar do Brasil, especialmente nas divisas do Espírito Santo com a Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro, basta entrar em contato conosco!

Outras Postagens

Trincas no Asfalto: Quais as Causas e Como Corrigir?

Trincas no Asfalto: Quais as Causas e Como Corrigir?

Motivos de o Asfalto Ficar com Trincas A presença de trincas no asfalto é um dos desafios recorrentes enfrentados na manutenção das vias pavimentadas. Essas fissuras lineares são mais do que meramente um problema estético; elas comprometem a integridade estrutural da...

ler mais
Falhas na Pavimentação Asfáltica Que Podem Causar Problemas

Falhas na Pavimentação Asfáltica Que Podem Causar Problemas

Causas das Falhas na Pavimentação Asfáltica  As falhas na pavimentação asfáltica são o resultado de uma série de fatores complexos que podem comprometer a integridade e a durabilidade das estradas. Uma das causas principais está ligada à qualidade dos materiais...

ler mais