Entenda o Problema Gerado Pela Segregação Asfáltica
Você já ouviu falar em segregação asfáltica? Se você acompanha o nosso blog, certamente sabe que para realizar uma pavimentação é necessário que a aplicação do asfalto passe por algumas etapas essenciais para garantir um concreto asfalto de qualidade.
O asfalto é um dos melhores materiais de pavimento disponível no mercado. Para evitar com que alguma etapa seja produzida fora do alto padrão de qualidade, é preciso que a aplicação da massa asfáltica seja de procedência , além é claro que a mistura precisa ser bem feita e utilizar bons materiais.
Caso alguma etapa da produção do concreto aconteça algo fora do padrão, irá gerar um problema muito comum que afeta a pavimentação das rodovias, chamado segregação asfáltica.
A segregação asfáltica ocorre quando os componentes do asfalto, que são os agregados, são distribuídos de maneira não uniforme. Isso acontece porque os agregados possuem vários tamanhos e quando a separação deles é feita de forma errada, a mistura deixa de ter consistência homogênea e perde a qualidade da pavimentação deixando o local comprometido.
A segregação asfáltica ocorre com mais frequência no projeto da mistura asfáltica, estocagem de agregados, carregamento dos silos da usina de asfalto, carregamento do caminhão, silos de descarga e armazenamento dimensionados e por fim no processo durante a pavimentação .
Por isso, a segregação asfáltica pode não parecer um grande problema, porém ela pode apresentar sérias consequências para a pavimentação, e por isso é fácil identificar pontos segregados já que estas áreas são muito mais rugosas do que o restante do pavimento.
A segregação asfáltica ocorre porque a consistência homogênea da massa asfáltica não possui as propriedades estruturais adequadas, principalmente quando diz respeito à densidade. Quando isso acontece, a qualidade da pavimentação é comprometida e começa a surgir fissuras e buracos, que afetam o tráfego e exige com que haja manutenções corriqueiras.
De maneira geral, a segregação asfáltica afeta as rodovias e é extremamente importante que a pavimentação seja realizada através da aplicação de uma massa asfáltica de qualidade. Isso porque a mistura precisa ser bem feita e utilizar materiais de procedência.
Portanto, é fundamental optar pela Vila Betume, Usina de Asfalto em Cariacica – ES para evitar que esses problemas sejam gerados. Para impedir a segregação asfáltica, certifique-se da procedência dos materiais, equipamentos utilizados e até mesmo da qualificação da mão de obra.
Saiba Como Evitar a Segregação Asfáltica
Como mencionado anteriormente a segregação asfáltica pode acontecer em algumas das etapas do desenvolvimento do concreto asfáltico.
Projeto da mistura asfáltica: A segregação asfáltica aumenta consideravelmente devido a porcentagem de uso de material fino, isso porque o volume de vazios e asfalto devem ter a mesma porcentagem para que a mistura não apresenta problemas em sua durabilidade.
Estocagem de agregados: Para que não haja segregação asfáltica no pavimento é preciso estocar as pilhas de agregados adequadamente, ou seja, é preciso evitar com que as pedras de maior tamanho rolem pelos lados, por isso as pilhas são separadas em pó-de-pedra, brita zero e brita um.
Carregamento dos silos da usina de asfalto: Outro fator que deve ser evitado para que o pavimento não sofra com este problema de segregação é orientar adequadamente o operador da pá-carregadeira, para que os silos sejam mantidos cheios, mas de forma nivelada.
Carregamento do caminhão: Uma das principais causas de segregação asfáltica ocorre pela forma com que o material é levado ao caminhão de transporte. Se a mistura asfáltica for descarregada de uma só vez, formará uma enorme pilha provocando uma segregação , pois os grãos maiores irão se acumular.
Portanto, para evitar este problema é preciso carregar o caminhão de maneira parcial, e evitar com que a pilha seja grande.
Silos de descarga e armazenamento dimensionados: O silo de descarga é a última parte realizada antes da descarga ao caminhão de transporte. Eles foram projetados para evitar o acúmulo de segregação asfáltica, por isso contam com um sistema de aquecimento para manter a temperatura do material.
Processo durante a pavimentação: A segregação asfáltica também pode ocorrer durante a troca dos caminhões que transportam o material asfáltico para o pavimento. Por isso, é preciso contar com a Usina de Asfalto em Cariacica – ES, pois atuamos com massa asfáltica produzida com máxima qualidade, durabilidade e resistência, além é claro de profissionais qualificados para operar as máquinas.
Usina de Asfalto em Cariacica – ES
A Vila Betume é uma usina de asfalto em Cariacica – ES que atua com a venda de Asfalto CBUQ Convencional que é conhecido como Concreto Asfáltico, que é muito utilizado em pavimentação de estradas, a fim de conferir um acabamento nivelado e resistente ao elemento.
Atuamos com uma mistura composta por agregado graduado e cimento asfáltico aplicada e compactada a quente, produzida na própria sede da Vila Betume a temperaturas de 165ºC, onde o ligante betuminoso é incorporado a um conglomerado de agregados.
Dentre as principais vantagens do concreto betuminoso quente está a capacidade de transmitir a carga às camadas inferiores, resistir ao atrito e fricção do tráfego e ainda garantir a impermeabilização do pavimento. Também podemos destacar sua alta durabilidade, além da alta tecnologia dos equipamentos da Usina de Asfalto em Cariacia – ES que visa garantir que todos os trabalhos sejam realizados com capacidade e dentro dos prazos dos nossos clientes, e, é claro, que não gerem problemas futuros de segregação asfáltica.
Quer saber mais informações sobre como podemos te ajudar? Acesse o site da Vila Betume e faça um orçamento agora mesmo.