Descubra qual tipo de asfalto é mais vantajoso para o seu negócio

Descubra Qual Tipo de Asfalto é mais Vantajoso para o seu Negócio

por | ago 1, 2021

Descubra Qual Tipo de Asfalto é mais Vantajoso para o seu Negócio

O asfaltamento em ruas, estradas e avenidas garante excelência e segurança na mobilidade urbana. Isso porque assegura que a estrutura dos veículos não seja comprometida e previne acidentes. Para que a pavimentação seja feita de forma correta e atenda às necessidades do seu negócio, é importante saber que existem alguns tipos de asfalto para cada caso.

Tipos de pavimentação de ruas

O flexível é feito com bases granulares e revestimento asfáltico. O semirrígido tem base cimentada e revestimento flexível.

Os tipos de pavimentação de ruas devem ser projetados especificamente para cada situação. Afinal, superfícies diferentes demandam asfaltos diferentes. Em bairros residenciais, as ruas geralmente são asfaltadas com o tipo mais comum, já rodovias por onde transitam veículos de grande porte necessitam de um revestimento mais forte.

O asfalto, na maioria dos casos, é o melhor tipo de pavimentação de ruas, uma vez que suporta melhor os impactos, além de aceitar a execução de reparos localizados. Já o pavimento flexível tem um custo mais acessível, a aplicação é rápida e fácil, aceita manutenções e pode ser feita uma reciclagem parcial ou total do produto.

Asfalto Frio

Em áreas comerciais e condomínios, é o mais utilizado devido à sua rápida aplicação e absorção. De fato, o local é liberado imediatamente, o que garante a comodidade dos moradores e usuários da via. Sendo assim, esta é a opção mais vantajosa.

O asfalto frio é ideal para operações de reparos, cobertura de buracos, entre outros serviços emergenciais, pois, por se tratar de um concreto asfáltico que passa por um processo de usinagem a quente e depois é aplicado a frio, vem completamente pronto para uso, não é emulsificado e não demanda água.

Outra vantagem do asfalto frio é que ele resolve o problema de não deixar abrir mais buracos, então, possibilita a aplicação em pontos molhados, ou até em buracos com água, uma vez que ele não se mistura, assim, a composição e a aplicação não ficam comprometidas.

Além disso, com o atrito, ele sofre aderência, o que dificulta, dessa forma, o surgimento de novos danos e/ou a necessidade de reparos a curto prazo.

Asfalto quente 

Para a produção do asfalto quente, chamado de asfalto CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente), é realizada uma mistura, composta por agregado graduado e cimento asfáltico aplicada e compactada a quente, a temperaturas de 165ºC. Com isso, o ligante betuminoso é incorporado a um conglomerado de agregados.

O asfalto quente é colocado e pavimentado com a ajuda de máquinas, que também realizam a compactação e o nivelamento do material.

No caso do asfalto frio, a principal diferença é que não são necessárias máquinas para o assentamento do asfalto. A via é liberada imediatamente e a compactação é feita pelos próprios veículos que passam pelo local.

Para escolher o asfalto ideal, é preciso analisar as demandas daquele local. Ou seja, o terreno, o tipo de veículos que trafegam no local, a quantidade de frenagens e cargas recebidas pelo local.

Nessa perspectiva, escolher o asfalto corretamente garantirá que a via tenha uma maior vida útil e que o investimento seja adequado para a pavimentação.

A Vila Betume  oferece a melhor solução para o seu negócio e fabrica o melhor asfalto frio para as suas obras.

 

Outras Postagens

Trincas no Asfalto: Quais as Causas e Como Corrigir?

Trincas no Asfalto: Quais as Causas e Como Corrigir?

Motivos de o Asfalto Ficar com Trincas A presença de trincas no asfalto é um dos desafios recorrentes enfrentados na manutenção das vias pavimentadas. Essas fissuras lineares são mais do que meramente um problema estético; elas comprometem a integridade estrutural da...

ler mais
Falhas na Pavimentação Asfáltica Que Podem Causar Problemas

Falhas na Pavimentação Asfáltica Que Podem Causar Problemas

Causas das Falhas na Pavimentação Asfáltica  As falhas na pavimentação asfáltica são o resultado de uma série de fatores complexos que podem comprometer a integridade e a durabilidade das estradas. Uma das causas principais está ligada à qualidade dos materiais...

ler mais