Conheça os diferentes tipos de pavimentação de vias urbanas
Existem diversos modos de fazer a pavimentação de vias urbanas, cada um cada um idealizado para finalidades específicas.
É muito importante escolher o tipo de asfalto ideal para a obra. Antes da pavimentação de vias urbanas ser implementada, é necessário que haja um planejamento, para verificar a condição da estrada, as propriedades, a intensidade do trafego que deverá rodar ali. Ou seja, é um projeto minucioso que requer atenção em vários detalhes.
Os tipos de asfalto para pavimentação de vias urbanas são três: o flexível, o semirrígido e o rígido.
O flexível é o mais comum, feito com concreto betuminoso, é a opção que requer menor investimento e é de fácil manutenção.
A pavimentação de vias urbanas semirrígida é composta por cimento e concreto betuminoso. É uma alternativa intermediaria, mais resistente que a flexível e com custo-benefício mais vantajoso que a rígida.
Já o asfalto rígido usa placas de concreto, por isso é o mais duradouro e resistente, mas é o mais caro.
São diversas questões que devem ser consideradas para realizar a pavimentação de vias urbanas. Uma boa escolha do asfalto vai garantir uma melhor infraestrutura, melhor trafego dos veículos, e evita problemas como buracos ou acidentes.
Entenda as diferenças entre os tipos de asfalto para saber qual é o ideal para cada obra de pavimentação de vias urbanas.
Tipos de asfalto
Como mencionado, existem três tipos asfalto para pavimentação de vias urbanas. O flexível, o semirrígido e o rígido.
Asfalto flexível
O asfalto flexível é o mais comum e o mais usado na pavimentação de vias urbanas brasileiras. É uma opção simples de implementar, barata e a manutenção é muito fácil.
Esse tipo de asfalto é feito através de algumas camadas granulares e concreto betuminoso na superfície. É flexível pois se molda conforme a carga exercida sob ele, se adaptando as deformações do terreno, além de ser muito resistente, feito para aguentar o fluxo constante de veículos e facilitar a rodagem.
O asfalto flexível é indicado para pavimentação de vias urbanas onde existe menor trafego de veículos.
A manutenção é bem simples e permite reparos localizados e recapeamento, mas deve ser feita com maior frequência, pois ele tem duração de, em média, 8 a 12 anos. Pode ainda ser totalmente reciclado, usado inclusive para a produção de misturas de concreto betuminoso.
Para a pavimentação de vias urbanas com esse asfalto durar mais, é importante planejar corretamente o projeto, investir em mão de obra e manutenção, além de buscar materiais de qualidade.
O concreto betuminoso produzido por uma usina de asfalto em Cariacica – ES oferece resistência, flexibilidade e durabilidade. Uma das vantagens é que ele consegue transmitir a carga às camadas inferiores, resistir ao atrito e fricção do tráfego e ainda garantir a impermeabilização.
Asfalto semirrígido
O asfalto semirrígido é uma alternativa que oferece maior resistência na pavimentação de vias urbanas.
É composto de uma base de cimento, coberta com concreto betuminoso, ou seja, é mais durável que o flexível e bem mais barato que o rígido.
O asfalto semirrígido é recomendado para vias onde existe tráfego de veículos um pouco mais pesados. Entretanto, ainda pode causar algumas deformações, caso a pressão seja grande, por isso não deve ser colocado em pontos de cargas estáticas, como pontos de ônibus, e de frenagem.
Como utiliza ambos materiais, concreto e concreto betuminoso, o custo fica um pouco maior que o flexível, assim como a manutenção.
Por isso, é melhor implementá-lo em trechos de rolagem simples. Dessa forma o investimento será menor e ele será mais durável e bem aproveitado. É uma opção de pavimentação de vias urbanas muito utilizada, pois apresenta o melhor custo-benefício.
Asfalto rígido
O asfalto rígido é ideal para locais de parada com grandes cargas estáticas e pontos de frenagem, como pontos de ônibus ou semáforos.
Essa opção de pavimentação de vias urbanas é feita através de placas de concreto, e as vantagens é que ela exige bem menos manutenções e apresenta resistência ao impacto dos veículos e a ação de combustíveis e óleos.
Entretanto, a desvantagem é o custo. Tanto a implementação, quanto a manutenção são bem mais caras que as demais.
Quando o concreto apresenta problemas, não é possível fazer reparos pontuais, como no asfalto de concreto betuminoso, por exemplo. É preciso que toda a placa de concreto seja reconstruída.
Por isso é mais usado em locais pontuais, como corredores de ônibus, pontos de frenagem, cruzamentos, pontos de carga estática, já que ele resiste melhor a pressões.
Como escolher o asfalto ideal?
A primeira coisa que se deve fazer na hora de escolher o asfalto para a pavimentação de vias urbanas é analisar qual a necessidade daquele local.
É preciso ver como é terreno, o tipo de veículos que irá trafegar no local, se o ponto vai receber muitas frenagens ou cargas estáticas ou não etc.
Escolher o asfalto corretamente vai garantir que a via tenha uma maior vida útil, e que o investimento seja adequado para a pavimentação de vias urbanas.