por-que-surgem-buracos-no-asfalto-depois-que-chove

Por que Surgem Buracos no Asfalto Depois Que Chove?

por | nov 1, 2022

Por Que as Chuvas Causam Tanto Transtorno?

O Brasil é um país cujas atividades econômicas e deslocamento se concentram, predominantemente, no modal rodoviário. De fato, como o ex-presidente Washington Luiz afirmou na década de 1920, “governar é abrir estradas”. Ou seja, as ruas, as rodovias e avenidas são os principais meios de locomoção e transporte de produtos. 

A priorização do transporte por solo é herança do período colonial, em que o processo de conhecimento do território recém-descoberto se deu pela abertura de estradas. Mais tarde, entre as décadas de 1950 e 1960, muitos projetos políticos se centravam na urbanização da região central do Brasil, motivo pelo qual mais estradas precisaram ser construídas.

Ao mesmo tempo, o Brasil é um país onde chove muito, o que resulta em diversos transtornos à infraestrutura das cidades. Não apenas os alagamentos decorrentes das enchentes são preocupantes, mas, também, os buracos no asfalto que surgem logo após.

As rachaduras e fissuras nas ruas e avenidas provocam transtorno aos motoristas e, em casos extremos, ocasionam acidentes. Nesse sentido, é essencial discutir sobre a pavimentação asfáltica para propor medidas alternativas nessas situações adversas.

Por isso, se você quer entender por que surgem buracos no asfalto depois que chove, acompanhe esta leitura preparada pela Vila Betume, usina de asfalto no Espírito Santo.

Por Que Surgem Buracos no Asfalto Após Chuva?

A superfície asfáltica não é completamente antiaderente. Na verdade, ela possui orifícios decorrentes dos pequenos grãos que são prensados juntos para formar o asfalto. Dessa forma, quando a água entra em contato com esse material, ela adentra por esses orifícios e provoca uma espécie de descolamento do pavimento asfáltico em relação ao solo.

pavimentacao-asfaltica-no-espirito-santo

As crateras formadas no asfalto após períodos chuvosos representam um enorme perigo para os motoristas, uma vez que acidentes podem ser causados, bem como avarias ao veículo podem ser ocasionadas; e para os pedestres, que podem se desequilibrar e sofrer quedas no local.

A principal causa para os buracos no asfalto é a falta de planejamento com relação à pavimentação asfáltica. Isso porque, muitas vezes motivados pela tentativa de economizar, muitas secretarias de infraestrutura investem apenas em medidas atenuantes, paliativas, como as operações “tapa-buracos”, as quais são corretivas, e não preventivas. 

Para piorar, muitas vezes, é usado um pavimento asfáltico de qualidade inferior que, por ser mais barato, parece ser a melhor medida naquele momento. Sendo assim, essas rachaduras e fissuras voltam a ocorrer, o que, contraditoriamente, acarreta mais gastos em obras públicas. No final das contas, quem sofre é a população, que precisa arcar com tais prejuízos por meio de impostos. 

Segundo especialistas, a melhor alternativa para melhorar a qualidade do asfalto é fazer a substituição total dos pavimentos dentro da vida útil da pavimentação asfáltica, que, normalmente, é em torno de 5 a 10 anos.

No entanto, muitas prefeituras sequer possuem um plano de substituição completa desses locais, com isso, o problema permanece. A alternativa para a resolução desse problema é fazer vistorias constantes e, além disso, usar um pavimento asfáltico de qualidade, como o disponibilizado pela Vila Betume. 

Rápido e eficaz, o asfalto ensacado permite que a área reparada seja liberada ao tráfego imediatamente, conseguindo seu assentamento e compactação através do peso dos veículos passantes, sem que o material seja arrastado pelos pneus.

Fabricado com concreto betuminoso usinado a quente, o asfalto ensacado é aplicado a frio, sem a necessidade de equipamentos e máquinas para a pavimentação, nem mesmo mão de obra especializada, o que reduz os custos de trabalho e, além disso, possibilita a liberação da área de circulação em um curto período de tempo após a aplicação do material asfáltico.

Saiba Mais sobre o RAPIDPAV

Rapidpav é como se denomina o asfalto ensacado ou asfalto frio, utilizado para reparos no pavimento asfáltico emburacado. O tipo oferecido pela Vila Betume, que é feito de concreto betuminoso usinado a frio, é extremamente proveitoso, uma vez que, além de paliativo, também possui longa duração.

rapidpav-asfalto-ensacado-no-espirito-santo

Sendo assim, o surgimento de novos buracos no asfalto é evitado. Outros benefícios de optar pela pavimentação asfáltica com a Vila Betume e optar pelo Rapidpav: não adere em pneus e calçados; pode ser aplicado por apenas uma pessoa; é mais ecológico, pois não é emulsionado.

Além disso, o Rapdipav tem um ótimo custo-benefício, bem como consegue otimizar o tempo de restrição das vias, pois não é preciso realizar nenhum tipo de preparação ou mesmo limpeza da superfície para a aplicação do asfalto ensacado.

Esse tipo de produto na pavimentação asfáltica ainda consegue oferecer maior resistência à água, além de dispensar uso de equipamentos e não desagregar quando chove. Ou seja, a liberação do trânsito é imediata após a aplicação, pois a energia gerada pelo fluxo de veículos ajuda a finalizar a compactação do produto.

Por tudo isso, o produto é de fácil manuseio, alto rendimento, não oferece riscos de perda de material. Sendo assim, trata-se de uma excelente alternativa para solucionar o problema de buracos no asfalto após a chuva.

De Asfalto, a Gente Entende: Vila Betume

Como você pôde notar, as chuvas implicam grandes transtornos. Além de alagamentos, trânsito e acidentes, as ruas também saem prejudicadas. Isso porque surgem buracos no asfalto, dessa forma, a pavimentação asfáltica precisa ser refeita logo após para evitar ainda mais dor de cabeça.

vila-betume-usina-de-asfalto-no-espirito-santo

Vale lembrar que realizar as famosas operações “tapa buracos”  com produtos de baixa qualidade não é uma boa opção, porque, a longo prazo, o barato pode sair caro. Por isso, o Rapidpav é a alternativa ideal.

Com durabilidade maior e pouca absorção de água, esse tipo de asfalto ensacado propicia uma pavimentação asfáltica de qualidade, com menor chance de surgirem novos buracos quando a chuva vier.

A Vila Betume é uma usina de asfalto no Espírito Santo de referência. O Rapidpav é vendido para todo o país, sendo as divisas do estado com a Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro os principais pontos para garantir a massa fria!

Oferecemos sempre as melhores tecnologias em asfalto para manter a qualidade das vias. Por isso, acesse o nosso site e solicite um orçamento!

Outras Postagens

Pavimentação de Estradas Rurais: Benefícios e Importância

Pavimentação de Estradas Rurais: Benefícios e Importância

A Vila Betume, Usina de Asfalto em Cariacica, está comprometida em fornecer soluções de pavimentação de alta qualidade que atendem às necessidades de diversas comunidades.  Desde 2015, a Vila Betume tem se destacado pela ética, transparência e pela utilização de...

ler mais
RAPIDPAV: Saiba o que Pode ser Feito com o Asfalto Ensacado

RAPIDPAV: Saiba o que Pode ser Feito com o Asfalto Ensacado

Bem-vindo ao inovador mundo da pavimentação com a RAPIDPAV, a sua principal usina de asfalto em Cariacica. Comprometida em redefinir os padrões de projetos de asfaltamento, a RAPIDPAV é reconhecida por sua inovação, eficiência e sustentabilidade.  Nosso produto...

ler mais
Importância da Pavimentação Asfáltica Para o Lazer

Importância da Pavimentação Asfáltica Para o Lazer

Existe Relação Entre Pavimentação Asfáltica e Lazer?  Pode parecer estranho à primeira vista associar a pavimentação asfáltica ao lazer, afinal, normalmente pensamos nesse tipo de pavimento em estradas, vias urbanas e estacionamentos. No entanto, o asfalto desempenha...

ler mais