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Técnicas de Pavimentação: Conheça as Principais

por | ago 23, 2022

Técnicas para Manutenção da Pavimentação Asfáltica: Conheça a Vila Betume


Técnicas de Pavimentação Asfáltica são Necessárias Para a Manutenção da Área de Asfalto, Evitando Assim Acidentes e Garantindo a Preservação do Pátio de Asfalto.


Seja dentro da sua empresa, no estacionamento da sua loja ou comércio, é necessário que o cuidado com o asfalto seja constante, para evitar acidentes, maiores prejuízos financeiros e na própria estrutura da sua pavimentação asfáltica. 


Por isso, apresentaremos as três principais técnicas de pavimentação asfáltica que você pode utilizar para realizar desde pequenos até consertos mais complexos, analisando seus pontos positivos e negativos para entendermos qual se adequa mais ao seu perfil. 


Todas essas técnicas estão disponíveis pela Vila Betume, Usina de Asfalto no Espírito Santo. 


Asfalto Ensacado – Praticidade para a Pavimentação Asfáltica 


O asfalto ensacado é a principal técnica de pavimentação asfáltica quando pensamos em custo benefício e praticidade, sem deixar eficiência de lado. 


Ideal para operações de reparos emergenciais, o asfalto ensacado é eficaz em operações de tapa buraco, entre outros serviços emergenciais. 


É um tipo de concreto asfáltico não emulsionado, ou seja, que não contém água em sua composição, e é feito de agregados pétreos de granulometria específica com ausência de alcatrão de hulha. 


Com fácil armazenamento e validade de até 12 meses quando conservado em abrigo, longe do calor e da umidade, o asfalto ensacado é uma boa opção para tapar buracos e cobrir superficialmente a pavimentação asfáltica que necessita de reparo. 


O asfalto ensacado da Vila Betume, Usina de Asfalto no Espírito Santo, possui qualidade superior e é ensacado em sacos de 25 kg, garantindo maior controle de compra e estoque. 


Dessa forma, você poderá garantir que pequenas rachaduras e buracos na sua pavimentação asfáltica sejam resolvidos e consertados, antes que o problema se torne maior. 


Fabricado com concreto betuminoso usinado a quente, o asfalto ensacado é aplicado a frio na pavimentação asfáltica, sem a necessidade de equipamentos e máquinas para a pavimentação asfáltica, nem mesmo mão de obra especializada, o que reduz os custos de trabalho. 

 

Pensando ainda na aplicação, não é necessário realizar nenhum tipo de preparação ou mesmo limpeza da superfície para a aplicação do asfalto ensacado

 

Além disso, o asfalto ensacado possibilita a liberação da área de pavimentação asfáltica em um curto período de tempo, até porque a compactação é feita pelos veículos passantes.

 

Elencando outros benefícios do asfalto ensacado para reparos na pavimentação asfáltica, o asfalto ensacado da Vila Betume, usina de asfalto no Espírito Santo:

 

  • Não adere em pneus e calçados;

  • Pode ser aplicado por apenas uma pessoa;

  • É altamente ecológico, pois não é emulsionado;

  • Tem uma ótima relação de custo-benefício;

  • Não necessita de aquecimento ou mistura;

  • Não necessita de imprimação;

  • Oferece maior resistência à água e, consequentemente, à chuva;

  • Menor custo e tempo de cura;

  • Produto de fácil manuseio, alto rendimento, não oferecendo riscos de perda de material

Massa Asfáltica – Opção em Técnicas de Pavimentação Asfáltica


Esse tipo de concreto betuminoso usinado a quente é muito utilizado para todos os tipos de pavimentação asfáltica, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Veja abaixo, os tipos de camada que são possíveis nessa técnica: 


  • CBUQ – Faixa C 

 

O concreto betuminoso usinado a quente Faixa C é um tipo de pavimento que apresenta determinadas características e granulometria que o tornam ideais para a fabricação da camada de rolamento, também chamada de “capa asfáltica”, em diversos tipos de pavimentações asfálticas, sejam elas vias urbanas ou rodovias.

 

  • CBUQ – Faixa B

 

Com uma espessura mais grossa, é um tipo de pavimento ideal para a fabricação da camada de ligação, também chamada de “binder”, nas pavimentações asfálticas.

 

A camada de ligação é a camada que vem logo abaixo da “capa asfáltica” e deve apresentar agregados minerais com maior diâmetro de graduação, maior porcentagem de vazios, menor presença de material de enchimento (filler) e de ligante betuminoso.

 

  • CBUQ – Faixa F

Esse tipo de concreto betuminoso possui uma espessura mais fina e por isso é aplicado em acabamentos, muito utilizado em pavimentações asfálticas de estacionamentos e pistas

 

Dentre as principais vantagens do concreto betuminoso quente está a capacidade de transmitir a carga às camadas inferiores, resistir ao atrito e fricção do tráfego e ainda garantir a impermeabilização do pavimento

.

Podemos, também, destacar sua alta durabilidade e um custo de aplicação moderado dependendo da distância de usinas asfálticas. 

 

Emulsão Asfáltica a Frio – Praticidade em Reparo da Pavimentação Asfáltica


A emulsão asfáltica é, também, outra solução encontrada na Vila Betume – Usina de Asfalto no ES – para fazer o reparo da pavimentação asfáltica. Esse é um produto cuja função é fazer a ligação da base com o novo asfalto, sendo uma espécie de cola para maior aderência.


A emulsão asfáltica é um produto desenvolvido para ser aplicado frio na pavimentação asfáltica e com todos os tipos de agregados, mesmo úmidos, essa compatibilidade favorece os ótimos resultados e não exige aditivos de adesividade. Isso gera mais economia e segurança para os trabalhadores que forem manusear a emulsão asfáltica a frio. 


É uma massa similar ao asfalto ensacado, que também é vendido na usina de asfalto no Espírito Santo.

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